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Como criar uma Plano de Negócios para uma Hamburgueria Artesanal

As hamburguerias artesanais tem feito muito sucesso no Brasil e isso acabou atraindo milhares de empreendedores com vontade de conquistar independência financeira. Mas como em todo negócio, é preciso ter muita sabedoria e jogo de cintura na hora de abrir o seu próprio negócio.

Ao contrário do que muitos pensam, não basta apenas ter uma boa ideia e dinheiro para investir. Você precisar estar atento às dificuldades que virão no meio do caminho e pra isso vamos te dar algumas dicas que podem ajudar neste começo.

-Defina seu modelo de negócios

Após escolher seu ponto comercial, você precisará definir como será o seu modelo de negócios, pois cada um tem uma maneira diferente de se administrar. Decida se seu empreendimento será um restaurante tradicional, um fast food, um delivery ou até mesmo um food truck.

– Ponto Comercial

Encontre um ponto estratégico e com um bom fluxo de pessoas. Fique atento aos horários em que a passagem de pessoas pelo local é maior, pois isso vai te ajudar na hora de montar sua estratégia de venda. Além disso, pense no espaço interno que você precisará, pois normalmente os restaurantes utilizam 40% de seu espaço para a cozinha e os 60% restantes para área de atendimento aos clientes.

– Equipe

Quando for efetuar a contratação de sua equipe, procure fazer pelo menos vinte dias antes da inauguração. Esse prazo servirá para garantir que todos os colaboradores estejam com documentação em dia e tenham um treinamento adequado para atender os clientes.

– Plano de negócios

Com todas essas dicas, você deve criar um plano de negócios para validar sua ideia. Este planejamento vai servir como um guia durante sua empreitada e vai facilitar as coisas na hora de botar as ideias em prática.

Abrir uma empresa de alimentação em São Paulo

O setor de alimentação em São Paulo tem crescido bastante, então, se você deseja abrir um negócio saiba, a partir de agora, em que setor apostar

Para abrir um negócio alimentício [na-cidade] as atribuições são muito maiores do que simplesmente escolher um restaurante uma barraca de lanches ou pastel. Abrir um negócio no gênero de alimentação é empreender e para empreender precisa ter noção de marketing e estratégias financeiras.

Nicho de alimentação e público algo é fundamento básico para você abrir o seu empreendimento

Se enxerga como um empreendedor alimentício em potencial, mas quer descobrir fatores crassos para que o seu negócio fique de pé e não desmorone, etão, acompanhe esse post.1. Os negócios alimentícios são diferentes entre si

Restaurantes de comida caseira bem como lanchonetes com venda de hambúrgueres, pasteis e afins, são negócios alimentícios muito comuns e que possuem aclamação popular, mas não é por isso, por exemplo, que não pode se diferenciar dos demais e se reinventar. Porém, dentro dessa realidade, temos pequenas ramificações que dão completo sentido dentro do entendimento de mercado.

Restaurantes e suas variáveis

Arroz e feijão é o prato predileto e tradicional no Brasil. Logo, os restaurantes que trabalham com a comida em pratos quentes sempre tenderão a ser sucesso em São Paulo. Mas o empreendedor precisa ter total atenção que o cliente que o visita nos dias de semana são diferentes do final de semana.

A alimentação é inerente em qualquer pessoa, mas pense: quem frequenta restaurante de segunda a sexta, geralmente está em seu horário de almoço e tem uma a duas horas para se alimentar. Já nos sábados e domingos, o público são turistas ou até mesmo moradores locais a passeio, em busca de lazer e momento com família e amigos.

Por isso, durante a semana, um cardápio mais simples e econômico já é de bom grado. Já nos finais de semana, pede-se algo mais elaborado.

Mas os restaurantes variam muito entre si. Veja a seguir.

Por Quilo

O cliente paga de acordo com o que consome. Existe uma certa diversidade de opções entre misturas (carne, frango, massa) e acompanhamento (arroz, feijão, salada).

Nos selfies services as comidas são feitas em grande quantidade e utiliza-se produtos industrializados, devido ao número de alimentos produzidos de uma só vez.

Prato Feito

Os Pfs tem grande apelo popular pelo fato da comida ser caseira e produzida na hora. E o empreendedor pode usar isso para vender o seu negócio, atraindo o cliente com termos como “Segredo do Chefe”, “Tempero de Mãe”, que instigam o cliente ao sabor especial daquela comida bem como o remetem a situações pessoais como a comida da mãe ou da vó, a infância etc.

Como o nome diz, os pratos feitos são servidos prontos e com preço afixado. Mas isso não impede que o empreendedor cobre preços variados em combos com bebidas adicionadas, pratos maiores (como o executivo, que vem separado) ou na adição de misturas, por exemplo.

Marmitex

Quentinhas, marmitas, marmitex.  Nesse tipo de empreendimento, a agilidade e a rapidez são mais observadas do que o próprio produto (alimento) em si. O cliente que vai até esse tipo de negócio, deseja um período curto entre perído, preparo e consumo. Por isso, variedade de opções no cardápio é algo perigoso, pois, faz com que o cliente perca tempo na escolha. O ideal, é, no máximo, três opções de pratos.

Muitas opções de cardápio não é o ideal pra esse ramo, a agilidade entre a escolha do alimento pelo cliente, o seu preparo e entrega é fundamental para a fidelização.

Geralmente, a entrega é em domicílio, por isso, a eficiência na equipe de entrega também é fator de extrema importância nesse tipo de negócio.

Lanches Rápidos

Os fast foods não se restringem apenas às grande redes, mas contempla o público que quer se alimentar bem, porém, rápido, num alimento prático. Por isso, hambúrgueres, cachorros quentes e pasteis são muito vendidos nesse tipo de linga. Quem frequenta esse tipo de local, não se preocupa muito com a questão calórica dos alimentos, mas sim, com a praticidade e com o sabor.

Muitos desses estabelecimentos, atualmente, tem apostado na produção artesanal desses produtos.

Em relação a entrega e preço, os combos são atrativos importantes, onde uma linha específica de produtos são vendidos de forma conjunta ou com valor adicional mínimo. Por exemplo, o hambúrguer ser vendido com batata-frita e refrigerante ou adicional pela sobremesa.

Naturebas e Suplementos

Existem dois tipos de clientela nesse caso: aqueles que preferem o consumo de produtos integrais, vegetariasnos ou veganos e, para esses, sanduíches, saladas, grelhados etc, atendem as necessidades. Por outro lado, têm o públicos das academias, aqueles preocupados na proteína, carboidrato e massa muscular. Para esses, produtos com aditivos de suplementos, como what protein, são grandes chamarizes.  seus produtos valores nutritivos como proteínas e carboidratos.

No caso desse nicho, os clientes são diferentes dos da linha de fast food, que não estão preocupados com a saúde do consumo. Os naturebas e consumidores de suplementos, tem grande preocupação quanto ao valor nutricional do que é consumido.2. Você precisa ser eficiente no gerenciamento do seu negócio 

Para que você tenha domínio no seu negócio de alimentos em São Paulo é importante que você saiba gerir a sua empresa, entendo o diferencial do seu público mas tendo pura e total atenção em questões básicas como: limpeza e higiene, estoque caixa,  logística e capital de giro.

  • Veja bem, o seu negócio trata de manipulação de alimentos, sendo assim, trabalhar com limpeza e higiene é obrigação. Além do local ser limpo e bem higienizado, os funcionários precisam respeitar as normas de higiene e, além de estarem apresentáveis, limpos e respeitando esses padrões, necessitam estar bem identificados. Touca nos cabelos, sempre presos, ausência de maquiagem e esmaltes, barbas feitas e unhas limpas, são exemplos para um perfil ideal para funcionário no gênero alimentício.
  • Outra atenção que deve ser dada de forma especial, é o estoque. Para o empreendedor no ramo de alimentos, perder produto significa prejuízo e os prazos de validade da sua matéria prima são curtos e de variável forma de armazenamento. Um local organizado e refrigerado é o ideal para estocar os alimentos.
  • Se você quer trabalhar no ramo alimentício, saiba que a forma de pagamento é um grande chamariz para que o cliente consuma o seu produto. Trabalhar com cartões é algo indispensável. E ainda mais, aceitar vales como refeições faz com que muitos assalariados que possuem esse benefício optem pelo seu negócio.
  • Estar em aplicativos como o IFood, por exemplo, agrega muito ao seu empreendimento, pois acompanha a evolução virtual e o modo de se consumir algo, ultimamente. Muito além do que o sabor e o valor que o seu produto tem, você também vende conforto, praticidade e bem estar. Por isso, tudo em seu negócio precisa estar conspirando a favor.

Capital de giro

Primeiramente, o empreendedor precisa entender o que é capital de giro e períodos de sazonalidade. Existem épocas que a venda de produtos caem, as de alimento ainda sofrem pouco com isso, mas não deixa de ser afetadas, esses momentos de queda são chamados de sazonalidade. Nesse tipo de período, a tendência é que entre menos dinheiro que o normal no seu caixa e que a saída seja maior. Para isso, é importante que exista ainda uma gordura do “tempo das vacas gordas”  para que o capital do seu empreendimento siga girando.

Como uma contabilidade em São Paulo pode traçar o seu perfil de liderança – Parte 2

Conheça outros tipos de liderança que a contabilidade em São Paulo pode auxiliar a traçar, no segundo texto da série de artigos sobre o tema

No primeiro texto da série “Como uma contabilidade em São Paulo pode traçar o seu perfil de liderança”, falamos sobre o que somos atualmente e também sobre o que o nosso tipo de serviço da perspectiva do funcionário, do público e do desempenho, pede que sejamos. Porém, prometemos um segundo texto na série, onde traríamos novos tipos de perfis, e como promessa é dívida, vamos ao segundo texto sobre “Como uma contabilidade em São Paulo pode traçar o seu perfil de liderança”.

Workaholic

Caso você não saiba o que significa workaholic, é um termo em inglês que traduzido representa o sujeito “viciado em trabalho”. O líder workaholic é movido por resultados e não se importa de trabalhar muitas horas por dia, colocando em risco até a sua qualidade de vida. Para ele, a qualidade de vida se traduz em resultados positivos.

É um cara movido por metas e desafios, o problema é que o líder workaholic tende a cobrar a mesma postura dos seus liderados, entretanto, tudo em excesso faz mal, e com o trabalho não é diferente.

Enquanto por um lado, os resultados costumam motivar a equipe, por outro, um líder desse perfil pode distorcer limites pessoais.

Cabe a contabilidade em São Paulo traçar o perfil da empresa e dos funcionários para medir o nível de aplicação que a empresa precisa para combinar as ações em uma medida que os resultados surjam sem conflitos internos.

Paizão

Tem como costume o bom relacionamento com os seus liderados, assumindo uma postura de conselheiro, apagador de incêndio e agregando ao quesito pessoal em todos os setores do departamento em que ele lidera.

Porém, muito embora o ambiente do trabalho seja o melhor possível com esse tipo de perfil de líder à frente, os resultados podem ser afetados pela falta de críticas construtivas e cobrança.

Por ser mais emocional do que racional, o líder paizão acaba deixando de lado o fator numérico em detrimento do fator humano, o que é um ato singelo, mas que pode colocar tudo a perder no desempenho da empresa. Além do mais, a tendência é ele ficar em cima do muro e não se sair bem na resolução de conflitos.

Ao identificar as falhas do líder paternal na empresa, a contabilidade em São Paulo precisa atentá-lo quanto a importância e ter a equipe em sua rédia, resolvendo conflitos e gerando resultado, já que apenas saber gerir pessoas não é o suficiente quando falamos do mundo dos negócios.

Treinador

Assim como líder de postura mais paterna, o líder treinador tende também a prezar majoritariamente o relacionamento pessoal, mas, no seu caso, o intuito é visando o desenvolvimento pessoal do liderado.

O líder com características de professor e treinador, geralmente é alguém que preza pelo autoconhecimento e tenta levar isso à sua equipe. Porém, o seu grande problema está em achar que todos os conflitos e obstáculos podem ser desenvolvidos com treinamento e capacitação, como se isso fosse um comprimido que remediasse todos os problemas da empresa, o que realmente pode acontecer, mas curando as dores num curto prazo e não tratando a doença crônica do determinado problema. Um pensamento que frisa a importância do treinamento é sempre bom para agregar em profissionalismo, mas em determinadas ocasiões não pode ser substituído pelo trato pessoal.

Cabe, então, a contabilidade em São Paulo, ao fazer a observação da postura do líder e dos seus liderados, buscar através do diálogo trazer a medida do treinamento e da pessoalidade para que o líder treinador rompa.

Gestão Empresarial e a importância da Contabilidade

Não é raro ver empreendedores se esquivando das questões mais técnicas da contabilidade por as considerarem complicadas ou chatas demais.

Mas, ainda que o sonho de ter um negócio próprio possa se assemelhar a um mar de rosas para algumas pessoas, os empresários de sucesso reconhecem a importância de se debruçar sobre esses aspectos no dia a dia.

Afinal, é justamente a contabilidade que ajuda a criar as condições necessárias para que o empreendimento se sustente e possa alcançar o sucesso.

Saiba qual é a importância da contabilidade para a gestão empresarial na atualidade:

Saúde em dia

A principal vantagem de ter uma boa contabilidade é a manutenção da saúde do negócio, ou seja, o equilíbrio entre as receitas e as despesas ao longo do tempo para que a empresa possa remunerar seus sócios e cumprir suas obrigações com o governo, seus funcionários, fornecedores e clientes.

Com isso, a empresa evita problemas de relacionamento que podem colocar em risco não somente sua imagem e reputação, mas também sua operação no futuro.

Decisões estratégicas

Contar com serviços de contabilidade bem estruturados facilita a tomada de decisões sobre investimentos, contratação de pessoas, desenvolvimento de novos produtos, campanhas de marketing e outras ações que ajudam a alavancar um negócio.

Somente com a contabilidade em dia o empresário será capaz de compreender como cada uma dessas movimentações estratégicas terá impacto sobre as finanças no curto, médio e longo prazo.

Menos impostos

Sabemos que os impostos são indispensáveis para que o governo consiga oferecer as condições adequadas para que as empresas e pessoas possam conduzir suas atividades. No entanto, ninguém gosta de pagar mais que o devido.

Uma gestão empresarial com a contabilidade estruturada ajuda a avaliar o melhor regime de tributação em função do momento vivido pela empresa, assim como identificar a melhor hora de alterá-lo.

Em dia com a lei

Ainda que os empresários queiram pagar menos impostos, adotar a contabilidade como aspecto fundamental do negócio também garante que a empresa cumpra com suas obrigações junto ao governo, evitando gastos elevados por multas e atrasos.

Organização impecável

Muitas empresas fazem controles contábeis apenas para constar. Por isso, um dos grandes benefícios da contabilidade bem feita é a capacidade de uma empresa manter controles rigorosos como o balanço, o fluxo de caixa, capital de giro entre outros.

Essas ferramentas ajudam o empreendedor a visualizar um retrato mais preciso da situação vivida pelo negócio e identificar oportunidades para alavancá-lo.

Vale lembrar que o Brasil é um país em que as carências estruturais colocam as empresas em desafios diários para sobreviver e manter a competitividade. Em um cenário como esse, a contabilidade é uma peça fundamental para que os empreendedores encarem os obstáculos de forma preparada e não percam a capacidade de operar, mesmo nos períodos de turbulência.

Ainda que sua empresa não tenha uma equipe estruturada para desenvolver um trabalho como esse perfil, isso não significa que não ela não possa buscar parceiros especializados no mercado para resolver o problema no dia a dia.

E você empreendedor, como tem cuidado da saúde financeira da sua empresa? Encontra muitas dificuldades?

 

Conte com a gente! Entre em contato com nossa contabilidade.

 

Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/

Conheça os maiores impactos da transformação digital

Ainda não conhece ou não está convencido da importância e dos impactos da transformação digital no seu negócio? Então, acompanhe neste post!

A tecnologia contribuiu para grandes avanços sociais e é uma realidade que veio para ficar, mas seus benefícios não atingiram somente a vida pessoal. Os impactos da transformação digital no ambiente empresarial também fizeram com que as empresas precisassem se adequar a esse novo jeito de produzir, lidar com seus consumidores e posicionar no mercado.

Não foi uma alteração de um dia para o outro, contudo o segmento tecnológico caminhou a passos largos e dificilmente se consegue empreender dissociado de tais recursos.

Ainda não conhece ou não está convencido da importância e dos impactos da transformação digital no seu negócio? Então, acompanhe neste post as repercussões que farão você mudar de ideia.

Afinal, o que é a transformação digital?

Chamamos de transformação digital, o processo de otimização de uma estrutura organizacional por meio de ferramentas tecnológicas. Isso se traduz na adoção dos recursos disponíveis no mercado para potencializar todo o processo de produção de uma empresa.

Mais do que incorporar novas tecnologias em setores específicos, a transformação digital representa uma mudança de abordagem e engloba todas as etapas da atuação empresarial, desde a gestão da matéria-prima, até o relacionamento com os clientes.

No referido sistema, o que está em jogo é a importância desses instrumentos para uma gestão bem-sucedida, especialmente em um mercado tão competitivo, onde não basta oferecer produtos ou serviços de qualidade, é preciso trabalhar com:

  • velocidade;
  • eficiência;
  • aproveitamento máximo dos recursos;
  • atendimento diferenciado aos clientes, dentre outros.

Por que ela é uma tendência no nosso mercado?

Vivemos um período em que o acesso às informações foi extremamente facilitado e democratizado. Hoje, grande parte da população tem um smartphone ou outro dispositivo com conexão a internet.

Toda essa modernidade resultou no rompimento das barreiras físicas, os consumidores estão a um clique de adquirir o item desejado, ou já tomaram sua decisão antes mesmo de fazer contato com a empresa.

Então, diante de tais transformações, o cenário que os empreendedores se deparam com clientes muito bem informados e cada vez mais exigentes, que não estão em busca apenas de qualidade no produto ou serviço, mas também de comodidade e uma experiência única.

Assim, para se manterem competitivas no mercado, as organizações precisaram encontrar novos modelos de negócios que trouxessem o impacto de agilidade e eficiência tão esperados.

É sob essa perspectiva que a aplicação transformação digital vem crescendo e ganhando destaque a cada dia.

Quais os impactos da transformação digital para as estratégias de um negócio?

Aumento das receitas

Ao empregar qualquer tipo de mudança na estrutura de um negócio, uma das finalidades será sempre o aumento das receitas e com as tecnologias esse crescimento não diz respeito apenas ao volume de vendas.

O intuito da digitalização dos processos é justamente simplificá-los para obter maior produtividade. Na prática um dos impactos da transformação digital é ampliar o alcance das ações executadas na rotina corporativa, ou seja, conseguir alinhar o aumento de todas as potencialidades com a redução de custos.

Motivação dos colaboradores

A transformação digital é sinônimo automação dos procedimentos operacionais, as máquinas são encarregadas dos serviços repetitivos e mecanizados que não exigem esforço intelectual dos trabalhadores.

Logo, a partir do momento em que essa nova metodologia é implementada, o emprego de uma mão de obra mais qualificada se faz essencial, sendo um dos impactos da transformação digital.

O que acontecia muitas vezes, é que por falta de melhores alternativas, pessoas com certas habilidades acabavam se sujeitando a um tipo de trabalho no qual não se sentiam valorizadas, e isso reflete no nível de satisfação.

Com a realidade da era digital, que tem se mostrado imprescindível a qualquer modelo de negócio, independente do segmento de atuação ou do tamanho do empreendimento, é exigido colaboradores com talento para:

  •  tomar decisões;
  • agir sem precisar de ordens;
  • corresponder às tarefas que lhes são delegadas;
  • comportar-se de maneira que favoreça a harmonia do ambiente de trabalho.

Por esse motivo, a implementação bem-sucedida das estratégias digitais está condicionada a realização de treinamentos periódicos, maior critério na seleção dos profissionais e uma política eficiente para atrair e reter grandes talentos.

Melhor comunicação interna

Para que o andamento das atividades funcionem bem, é indispensável que todos os setores estejam integrados. Por exemplo, a linha de produção não poderia trabalhar a todo vapor, enquanto o estoque permanece repleto de mercadorias.

Portanto, dentre os benefícios gerados pelas ferramentas tecnológicas, a agilidade na comunicação interna é uma peça chave para elevar o desempenho do seu negócio.

O diálogo entre as repartições exprime uma das melhores maneiras de engajar os funcionários ao espírito de equipe. E, com o auxílio dos softwares, a cultura organizacional, bem como as suas respectivas metas são amplamente divulgadas, tornando os processos mais conscientes e eficazes.

Nesse contexto, fica mais fácil para o departamento de gestão, que precisa manter um controle sobre absolutamente tudo, tomar decisões que representem excelentes oportunidades, pois todos dados necessários estarão rapidamente a seu alcance.

Ademais, a transformação digital contribui com uma administração transparente, que sirva de inspiração para todos os colaboradores.

Engajamento com o público

Na disputa pelo mercado, os métodos de abordagem com consumidores também passaram por readaptações. Com o objetivo de se destacar perante os adversários, os empreendedores têm maior preocupação em agregar valor ao seu público-alvo.

Nesse sentido, as estratégias de marketing hoje não apresentam como finalidade atingir o maior número de pessoas possível, mas sim pessoas certas. Para isso acontecer, é feita uma segmentação de público detalhada:

  • qual a faixa etária dos potenciais compradores;
  • qual a ocupação que eles exercem;
  • se são do gênero masculino ou feminino;
  • que tipo de solução eles buscam;
  • quais as plataformas digitais eles utilizam;
  • atividades no ambiente virtual;
  • se residem em uma localidade específica, dentre outras características.

Assim, as campanhas de marketing são direcionadas apenas para aqueles que se encaixem ao perfil, ou seja, que realmente tenham potencial para se tornar um cliente.

Os investimentos devem estar voltados ao desenvolvimento de conteúdos relevantes e que chamem a atenção dos leads de forma menos invasiva.

Se o público está cada dia mais presente nas mídias digitais, a empresa que deseja estreitar os vínculos e engajar seus clientes necessita de aproveitar-se da tecnologia para construir uma presença online forte.

Ampliação do modelo de negócio

A transformação digital tem o poder de oferecer inovações que aumentarão o leque de oportunidades de atuação da empresa. A exemplo disso temos o comércio eletrônico, ou e-commerce, como também é conhecida a atividade de vendas pela internet.

Antes dessa possibilidade, os negócios existiam apenas nos ambientes físicos, o que limitava bastante a carteira de clientes. Mas a tecnologia rompeu com essas barreiras, e agora os empreendedores podem contar com a alternativa de adotar o modelo de venda virtual, seja no próprio site corporativo ou no dos seus parceiros.

Há também uma expansão do modelo de empresas que fornecem soluções aos processos de outras empresas, como as SaaS, que desenvolvem softwares para serem usados sem a necessidade de instalação nos equipamentos da contratante.

Competitividade com empresas maiores

Os empreendimentos de menor porte sempre esbarraram na dificuldade de menor aporte financeiro para manterem-se no mesmo nível de competitividade das maiores.

Entretanto, a transformação digital vem mudando este cenário. Agregar a tecnologia à rotina empresarial nem sempre requer investimentos vultuosos, e esse fator em muito beneficiou o os pequenos e médios empreendedores sendo um reflexo dos impactos da transformação digital.

É o caso do marketing digital, as campanhas de divulgação são totalmente moldáveis ao perfil de cada negócio, e igualmente trazem resultados positivos.

O segredo para o sucesso está no planejamento e na escolha dos instrumentos adequados — não adianta querer usar tudo que estiver ao seu alcance, porque o que é positivo para os outros nem sempre será o mais vantajoso para a sua empresa.

Como garantir transformação digital bem-sucedida?

Esteja atento às tendências futuras

O empreendedor nato não espera que o mercado não acolha mais o seu modo de trabalho para pensar nas mudanças. Além do mais, sempre haverá concorrentes produzindo itens semelhantes, as exigências dos clientes estão em constante modificação.

Isto posto, para não correr o risco de fracassar, é fundamental ter uma visão ampla para caminhar por novos rumos, antes que a falência do sistema atual aconteça.

Efetue a transformação com firmeza de liderança

Um líder deve ser exemplo de força e determinação para os seus comandados, e isso vai além de saber dar ordens. É ele quem planeja, estrutura e coloca em prática as ações que manterão o negócio em crescimento e com resultados positivos.

Enfim, quem está na liderança é o responsável pelas decisões e as consequências que delas virão. Em razão disso, qualquer inovação que venha a ser agregada a estrutura do empreendimento deve ser comandada por quem está no nível hierarquicamente superior.

Os impactos da transformação digital vão muito além das facilidades que as tecnologias podem proporcionar e simbolizam um modo diferenciado para atuar no mundo empresarial; focado em mudanças conscientes e direcionadas a um resultado satisfatório a todos os envolvidos na relação de consumo.

Fonte: https://saiadolugar.com.br

Agregar valor também faz parte da jornada empreendedora

Existem empreendedores que têm uma ideia equivocada do que é agregar valor e, também, os que desconhecem como fazê-lo. Então, acompanhe a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O mercado está cada vez mais competitivo e os empreendimentos precisam evoluir constantemente mostrando cada vez mais o seu valor. Seja pela qualidade dos produtos oferecidos ou pela forma de comunicação com os clientes, é necessário agregar valor ao que é ofertado.

Para que os consumidores optem pelos serviços ou produtos do seu empreendimento, é importante se posicionar de maneira diferenciada no mercado, resultando na fidelização do público alvo, alavancando as vendas e garantindo que o negócio cresça de maneira sustentável.

Existem empreendedores que têm uma ideia equivocada do que é agregar valor e, também, os que desconhecem como fazê-lo. Portanto, leitor, preparamos esse artigo para colocá-lo por dessa prática essencial aos negócios que buscam seu tão sonhado espaço no mercado de trabalho. Ficou interessado? Confira no nosso post!

Agregando valor ao seu empreendimento

O primeiro ponto é: agregar valor não se resume a diluir custos, alcançar novos mercados, adquirir novas empresas ou priorizar planos de investimentos. Antes de tudo é preciso prestar atenção em algumas atitudes diárias.

É importante surpreender seu cliente positivamente, então busque por primazia e não se limite em entregar somente o combinado. Tenha em mente que o crescimento de qualquer organização anda lado a lado com o nível de satisfação de seus consumidores.

Feedbacks são válidos sempre! Avalie seus colaboradores, fornecedores e ouça o que seu público tem a dizer. Esteja atento as tendências e necessidades do mercado, bem como aberto para adequar os processos de seu empreendimento, prezando sempre pelo diferencial do produto e do atendimento.

Um bom relacionamento com seus consumidores é essencial para fortalecer laços aumentando as chances de negociações bem-sucedidas. Zele por ele, não deixe de retornar as ligações não atendidas e esteja de olho no seu e-mail!

O cliente tem o poder de fazer o marketing boca a boca, então cumpra os prazos combinados e saiba que não entregar seus produtos ou prestar não seus serviços nos prazos estabelecidos gera insatisfação, deteriora a relação com seus leads e impacta negativamente na marca.

Empresas são o reflexo de seus gestores e colaboradores: chegar atrasado em uma reunião sugere desinteresse, despreparo e falta de profissionalismo, portanto evite esse tipo de situação constrangedora e tenha uma postura alinhada ao que é esperado de você.

Se algo não der certo, reconheça. Responsabilizar terceiros gera enorme insatisfação, e, de maneira geral, quando empreendedor reconhece seus erros e trabalha para que sejam sanados, seu público alvo tende a ser compreensível.

O empreendedor que busca as melhores estratégias e a diferenciação agrega valor ao empreendimento de forma fundamentada. Acrescentar inovações, destacar qualidades ou diferenciais dos produtos ou serviços que o empreendimento oferece o torna distinto da concorrência. É também uma forma muito eficiente de chamar a atenção do consumidor através de conceitos claros.

Apresentando o valor agregado aos seus consumidores

  • valor psicológico: são as características e vantagens intocáveis do produto;
  • valor funcional: é o valor que vai incorporar particularidades práticas ao cliente;
  • valor econômico: é o valor que relaciona preço e quantidade.

É preciso esclarecer que além da inovação, do valor acessível e da qualidade, o produto oferecido precisa atender completamente as necessidades do consumidor.  Dessa maneira ficará mais fácil conquistar preferência dele na decisão da compra.

É importante deixar claro para o cliente que os seus produtos ou serviços são melhores do que os mesmos oferecidos pelos concorrentes. Dessa maneira, ele perceberá o seu valor no produto ofertado, havendo maior possibilidade dele o escolher.

Fonte: https://saiadolugar.com.br

Queremos ajudar você a agregar valor a sua empresa, marque uma reunião conosco para orientações de abrir ou até mesmo migrar empresa. Nossa contabilidade conta com profissionais que estão aptos para atender sua empresa.

5 dicas para gerenciar as páginas de redes sociais da sua empresa com excelência

Se você tem o plano de empreender e quer tirar seu projeto de startup do papel, ou até mesmo se já tem uma empresa digital, é muito importante que você entenda a importância e relevância que as Redes Sociais têm sobre o seu negócio.

Contando com um fluxo de usuários muito grande, páginas em redes sociais como o Facebook, Twitter e Google+ são a chave para conseguir visibilidade online para o seu negócio. Isso acontece pois, hoje, as redes sociais se caracterizam como o canal mais abrangente, direto e constante de comunicação que uma empresa consegue ter com o público, tornando-se uma fonte valiosa de divulgação e afirmação de autoridade no seu nicho de mercado.

Por isso, você deve se preocupar em manter suas páginas atualizadas e, para te ajudar a tirar o melhor que as redes sociais tem a oferecer, separamos 5 pontos importantes que você deve levar em conta quando estiver criando sua estratégia online.

Vamos a eles:

 

1. Produza conteúdo relevante


Uma das principais coisas que você deve entender antes de mergulhar no mundo web é que as redes sociais não devem ser usadas apenas como um canal de divulgação do seu produto, mas também como uma plataforma de compartilhamento de conteúdo.

Apesar de ser fundamental fazer propaganda do seu negócio, em uma rede social como o Facebook ou o LinkedIn, as marcas que mais atraem o público online são aquelas que produzem conteúdo relevante. Por isso, invista em postagens educativas, de entretenimento ou inspiradoras, por exemplo – pense no que faria seus possíveis clientes terem vontade de curtir sua página e acompanhar o que você tem a dizer.

Essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo e preza atrair clientes de uma forma mais natural e menos intromissiva do que o marketing tradicional faz.

 

2. Converse com seu público


Sabe a sensação de ir a uma loja física e ser bem atendido? A gente leva super em conta se os atendentes são prestativos e simpáticos e acabamos relacionando as características positivas e negativas daquela experiência à marca, não é mesmo? Pois é exatamente isso que você deve ter em mente na hora de se relacionar com seus clientes online!

Com as propagandas mais tradicionais caindo em descrença, as pessoas veem na internet a maneira mais fácil e direta de se comunicar com uma marca e ser ouvida por ela. Portanto, aproveite que uma das palavras-chave que rege o mundo web é interação e não tenha medo de se relacionar de uma forma mais próxima à sua audiência.

O primeiro passo é entender que a era das respostas automáticas acabou – uma das maneiras de virar as redes sociais ao seu favor é investir em uma conversa mais one-on-one com o seu público!

A interação individualizada é uma característica importante para quem quer se destacar no mundo online, por isso tenha o cuidado de responder de forma personalizada os comentários em suas publicações e as mensagens que sua página receber. Chame pelo nome, dê dicas extras, resolva problemas e agradeça as críticas: essa é uma forma de mostrar que você escuta e se preocupa com o que aquela pessoa tem a dizer sobre você.

 

3. Fale a mesma língua do público


Outro ponto muito importante para quem quer ter uma boa comunicação com seu público online é adaptar a sua linguagem à deles.

É verdade que a internet – e, principalmente, o universo das redes sociais – dispensa formalidades, mas isso não quer dizer que qualquer marca pode apostar em um discurso brincalhão, por exemplo. Por isso, é imprescindível que você estude seu público para entender como se comunicar com ele.

Sem essa preocupação, é muito provável que sua mensagem seja recebida da forma errada – ou até mesmo nem seja recebida -, o que vai acabar com a sua estratégia de posicionamento de marca.

 

4. Invista na apresentação das postagens


As redes sociais são conhecidas por serem extremamente visuais: os conteúdos que mais chamam a atenção dos usuários são aqueles que contêm imagens atrativas, vídeos ou gifs. Com isso em mente, é importante que, na hora de criar seu conteúdo, você pense com cuidado em sua apresentação.

É interessante que você teste diferentes tipos de imagem, conteúdo em vídeo e teasers, por exemplo – experimentar abordagens diversas é o que vai te fazer saber à qual forma de post seu público mais engaja.

 

5. Crie anúncios


Uma das facilidades proporcionadas pelas redes sociais é a possibilidade de veicular anúncios por meio de ferramentas das próprias plataformas.

Criar anúncios online é uma ótima estratégia para que sua marca chegue a um público maior do que você conseguiria alcançar se dependesse apenas da procura orgânica dos usuários. E se anúncios online em páginas de blogs ou site de pesquisas já conseguem atrair mais clientes para o seu negócio, imagine como essa função pode ser potencializada no Facebook, que já conta com mais de 100 milhões de usuários no país!

Com o Facebook Ads você pode anunciar tanto propagandas do seu produto quanto publicações de conteúdos que sejam interessantes para a sua estratégia de marketing. Sendo assim, você tem a chance de se consolidar, para uma audiência maior e que, talvez, ainda não te conheça, como uma marca que produz conteúdo de relevância.

Agora que você já sabe como gerenciar as páginas da sua empresa com excelência, é hora de aprender como otimizar seu conteúdo a fim de conseguir monetiza-lo.

Com cada vez mais pessoas preferindo consumir conteúdo em formato audiovisual, a maneira mais indicada de conseguir transformar sua audiência em clientes é com o uso de vídeos. A Samba já incorporou essa estratégia e conseguiu transformar conteúdos em vídeo em oportunidades de venda.

Fonte: empreendedormoderno.com.br

Interdados

5 dicas para sua empresa se destacar no mercado de Santana


Conhecer o perfil do público consumidor é um dos pontos cruciais que ajudam um negócio a ser bem sucedido no mercado.

Todos os anos, milhares de pessoas abrem suas próprias empresas no Brasil e no mundo, seguindo suas vontade de se tornarem seus próprios chefes. Entretanto, a cada 100 empresas que são abertas no país, 48 encerram suas atividades em, no máximo, três anos.

Para ter um negócio bem sucedido, segundo Jonathan Souza, um dos fundadores da Agência Publicidade Popular, é preciso seguir algumas regras. “Neste mercado altamente competitivo, é preciso revolucionar a forma como as empresas se relacionam com os clientes e oferecem seus produtos, por exemplo”, afirma.

Souza oferece algumas dicas que prometem ajudar empresários a sobressaírem seus negócios, entregando resultados diferenciados para seus clientes. Confira:

1. Conheça seu consumidor

Parece simples, mas muitos ignoram que conhecer quem está comprando seu produto ou desfrutando do seu serviço merece toda a sua atenção. Perceba a maneira com que eles compram, quais produtos que eles gostam mais e quanto eles gastam. Dessa forma, você poderá agradar de uma forma mais eficiente os seus clientes;

2. Adapte-se aos novos públicos

Os consumidores querem empresas que oferecem liberdade e conveniência. Procure encontrar um meio termo que una ambas essas características, tentando atender uma demanda diferente da tradicional, ou seja: entrando em contato com clientes novos;

 3. Esteja online

“Estar online” não é só possuir um site com uma sessão “fale conosco”. As mídias digitais, como o Facebook, estão se mostrando cada vez mais essenciais para empresas que querem ter liderança de mercado, tanto no Brasil como no mundo. Mas não pense nem por um segundo em deixar seu site, blog ou fan page parado: para que o cliente se identifique com a marca, é preciso que a empresa sempre poste conteúdo relevante, que agrade o cliente, tornando-se parte do seu dia a dia;

4. Pense no amanhã

Claro que todos pensam no futuro, mas você já parou para imaginar como será o amanhã da sua empresa? Esse exercício permite que os empresários pensem em diversos cenários possíveis, o que leva a reflexões sobre como sair de crises, inovar ou se destacar de maneira diferenciada, por exemplo, gerando um brain-storming que expande o conhecimento sobre seu próprio negócio;

5. Seja flexível

As novas gerações tendem a pensar muito no equilíbrio entre a vida profissional e o trabalho, e a possibilidade de ter essa flexibilidade influencia muito na hora de contratar uma empresa para fazer determinado serviço, por exemplo. Além disso, oferecer essa flexibilidade de horários aos seus colaboradores também é uma forma de manter um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo.

Fonte: administradores.com.br

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Contabilidade em Santana

Qual o perfil do empreendedor brasileiro?


Os brasileiros são empreendedores e esse é um fato incontestável que diversas pesquisas nos comprovam. O artigo retrata qual é esse perfil e outros dados de uma pesquisa muito conceituada no Brasil e no Mundo.

O brasileiro é um povo empreendedor! Você acredita nessa afirmação? Quais são os dados e fatos que comprovam isso? Segundo o sumário executivo de 2013 do “Global Entrepreneurship Monitor”, que é um projeto iniciado em 1999 por meio de uma parceria entre a London Business School e o Babson College, hoje com a parceria do Sebrae e coordenação do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), sim, o Brasil é um país de empreendedores.

O projeto tem como objetivo compreender o papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico dos países e hoje se constituí no maior estudo em andamento sobre o empreendedorismo no mundo.

Vamos aos dados do perfil do empreendedor brasileiro:

• As mulheres são a maioria (52,2%). Na região Nordeste há um indicativo de uma pequena maioria de homens (50,9%);

• No Brasil e em todas as suas regiões, a faixa etária onde se observa a maior frequência desses empreendedores é a de 25 a 34 anos (33,1%);

• A maior parte dos empreendedores iniciais brasileiros (50,9%) apresenta níveis de escolaridade menor que segundo grau completo. Merece destaque a região Nordeste, onde 42,1% dos empreendedores iniciais possuem segundo grau completo;

• A grande maioria dos empreendedores iniciais brasileiros provem de famílias com até 4 pessoas (77,2%). Esse fato também se verifica em todas as regiões do país;

• A faixa de renda predominante é de menos de 3 salários mínimos (61,6%). Nas regiões Norte e Nordeste, esse percentual alcança 73,4 e 66,0%, respectivamente;

• A maioria dos empreendedores iniciais é natural da própria cidade (57,5%), aspecto que se repete em todas as regiões;

• O empreendedorismo responde por 20% do PIB brasileiro e 60% dos 94 milhões de empregos estabelecidos;

O estudo ainda afirma que as características recentes da economia brasileira, centrada no aumento do consumo de massa e no mercado interno, favorecem o aumento na quantidade dos empreendimentos, porém esses se caracterizam como sendo pouco inovadores, em atividades econômicas com pequenas barreiras de entrada e com baixa inserção internacional, particularmente de serviços.

Os resultados do GEM 2013 são bastante favoráveis ao empreendedorismo no Brasil. Com o aumento da taxa de empreendedores iniciais, estima-se que 40 milhões de brasileiros, entre 18 e 64 anos estejam envolvidos com a atividade empreendedora. Além disso, verificou-se também o aumento da proporção de empreendedores por oportunidade, o que reflete uma decisão mais planejada em relação à opção pelo empreendedorismo, aumentando a probabilidade de sucesso do negócio. O estudo revelou também que, pela primeira vez no Brasil, a proporção de mulheres empreendedoras superou a proporção de homens (52,2% contra 47,8%). Como oportunidades de melhorias, o estudo revelou os baixos percentuais de novidade nos produtos e serviços, além da baixa perspectiva de geração de empregos nos próximos cinco anos. Apesar disso, o empreendedorismo desfruta de uma excelente imagem no país, dado que a proporção de pessoas que consideram o empreendedorismo como uma opção de carreira é superior a 80%.

Fonte: administradores.com.br

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7 passos para legalizar sua empresa


Como legalizar uma empresa?

O empresário só tem noção da batalha que é empreender quando se depara com a notícia de que para dar início às suas atividades é preciso muito mais que um contrato social e um número de CNPJ. Para não ser pego de surpresa pela fiscalização, aqui vão algumas dicas:

1. Zoneamento


– verifique na prefeitura se a atividade que pretende instalar é permitida no local.

2. Planta do imóvel


– solicite ao proprietário do imóvel a planta previamente aprovada na prefeitura, pois ela será necessária no processo de obtenção do alvará de funcionamento.

3. Contrato de locação


– exija o contrato por escrito e com prazo determinado, preferencialmente de cinco anos. Ele será necessário na abertura da empresa.

4. Inscrições estadual e municipal


– dependendo da atividade, é necessário uma ou outra, ou ambas.

5. Laudo dos bombeiros


– é necessário ter um laudo permissivo do Corpo de Bombeiros para obtenção das licenças.

6. Licença de anúncio publicitário


em algumas cidades é necessário obter autorização ou obedecer a medidas específicas para colocação de placas.

7. Licenças específicas


verifique se a sua atividade requer autorizações específicas, seja de órgãos fiscalizadores como a Anvisa ou por órgãos de classe como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ou CRO (Conselho Regional de Odontologia). Se preciso, é provável que haja requisitos a serem preenchidos, tais como qualificação técnica dos sócios ou equivalentes e layout do estabelecimento, entre outros.

Fonte: exame.abril.com.br

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